Do Pixel ao Produto: O Processo de Criação de Projetos Gráficos para Brindes

O fascinante mundo da criação de projetos gráficos para os brindes publicitários, é uma jornada que junta a arte, a psicologia e a tecnologia. 

⇒ Vamos mergulhar nos bastidores deste processo criativo?

O processo passo a passo:

Briefing

  • Dica: Use a técnica dos “5 Porquês” com o objetivo de chegar à verdadeira essência do que o cliente deseja transmitir.
  • Exemplo: A Coca-Cola não vende apenas refrigerantes, mas “momentos de felicidade”.

Pesquisa:

  • Ferramentas que podem ajudar: Utilize IA para analisar tendências de design em tempo real.
  • Curiosidades: As empresas gastam em média 10% do tempo de um projeto a realizar pesquisas, contudo é possível economizar cerca de 30% no tempo total do projeto se recorrermos a ferramentas como a IA.

Brainstorming:

  • Técnicas criativas: Use o método “SCAMPER” para gerar ideias inovadoras.
  • Casos de sucesso: O logo da FedEx surgiu após mais de 200 designs diferentes serem considerados.

Esboços:

  • Dica: Comece sempre com um papel e um lápis. Estudos mostram que o desenho manual estimula áreas criativas do cérebro que o computador não ativa.
  • Curiosidade: O Leonardo da Vinci produzia cerca de 100 esboços por dia!

Design Digital:

  • Tendência: O uso de tablets com canetas sensíveis à pressão para manter a fluidez do desenho manual com a precisão digital.
  • Software favorito da área: Adobe Illustrator para logos vetoriais.

Mockups:

  • Inovação: Use realidade aumentada para visualizar o brinde em diferentes ambientes e de vários ângulos.
  • Nota: Estatisticamente, 93% dos consumidores consideram o apelo visual como um dos fatores mais importantes na tomada de decisão na compra.

Feedback e Revisões:

  • Estratégia: Use plataformas de colaboração online para obter um feedback em tempo real.
  • Fato interessante: O logo do Google foi redesenhado 6 vezes desde a sua criação

Preparação para Produção:

  • Dica: Trabalhe em CMYK para impressão e RGB para a vertente digital.
  • Curiosidades: A Pantone lança uma média de 500 novas cores a cada ano.

Prototipagem:

  • Tecnologia: Use Impressoras 3D para criar protótipos rápidos de brindes tridimensionais.
  • Benefícios: Reduz o tempo de prototipagem em até 70% comparado aos métodos tradicionais

Produção em massa:

  • Controlo de qualidade: Use sistemas de verificação por IA para garantir consistência.
  • Facto curioso: Empresas como a Coca-Cola tem a capacidade de produzir milhões de brindes personalizados por dia.
Lembre-se

Cada etapa deste processo é uma oportunidade para deixar fluir a sua criatividade e gerar no produto final a imagem que traduz a sua empresa. Como disse o famoso designer Paul Rand:

“Design é tão simples, e por isso é tão complicado.”

Ícone de Freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *