Como escolher os brindes publicitários mais indicados?

Muitas empresas já consideram os brindes publicitários como um dos segredos para estimular a força das vendas e para aumentar a divulgação de uma firma. Por esse motivo, há algum tempo que estas ofertas são encaradas como uma relevante ferramenta de marketing e não como uns simples objetos que se disponibilizam aos consumidores.

Sendo assim:

  • Os brindes publicitários têm capacidade para alcançar centenas e até milhares de potenciais clientes.
  • Os brindes publicitários permitem que os destinatários conheçam melhor as características do seu negócio e aproxima-os mais da sua firma.

Porém, para que se consiga atingir estes objetivos, é necessário seguir alguns critérios: desde a adaptação ao investimento disponível até ao estabelecimento da finalidade da oferta dos brindes, passando pela definição do momento de entrega, da mensagem a transmitir e da duração do uso dos produtos.

Como adaptar os brindes publicitários ao perfil dos destinatários?

Embora o aumento das vendas e a divulgação de um negócio já existente sejam algumas das finalidades principais, os brindes publicitários também podem ser uma nova forma de:

  • Agradecer a lealdade dos consumidores, fazendo-os sentir especiais e acarinhados pela sua empresa. 
  • Promover o número de telefone de uma nova linha de apoio.
  • Anunciar um novo serviço ou produto. 

Tal como acontece com os objetivos, o momento de entregar os brindes também é determinante na escolha. Por exemplo, uma oferta a ser disponibilizada num casamento deverá ser diferente de um produto entregue num ambiente empresarial ou numa festa de lançamento de um serviço ou produto novo.

Independentemente da natureza das ofertas, é importante que os brindes publicitários correspondam ao perfil de quem os recebe. Não há nada como disponibilizar ofertas que façam parte da rotina profissional dos destinatários ou sejam bastante utilizadas nos momentos de lazer. Assim, este instrumento de marketing trabalhará na promoção do seu negócio durante 24 horas por dia, 365 dias por ano. É uma divulgação incansável!

Daí a necessidade de conhecer de forma aprofundada a identidade dos destinatários. Apesar da óbvia importância daqueles dados mais básicos – como a idade, a posição social e o género –, é aconselhável descobrir os valores, os hábitos, os objetivos de vida, as dúvidas, as preocupações e até os receios do seu público-alvo para que ofereça precisamente aquilo de que ele gosta e necessita.

Quando corretamente escolhidos, os brindes publicitários podem suprir uma necessidade, despertar um imenso prazer ou gerar status

Logo, enumere numa folha em branco todas estas qualidades que descrevem os seus consumidores. Não se esqueça ainda de analisar o meio envolvente dos clientes (que locais frequentam, por exemplo) e de classificá-los por segmentos para uma identificação direta e objetiva dos brindes a entregar. Depois, é só escolher a oferta mais adequada.

Vejamos o caso de uma empresa cujos consumidores são maioritariamente arquitetos: o melhor é optar por brindes publicitários, como réguas ou calculadoras. Por outro lado, se forem funcionários de empresas de telemarketing, é aconselhável oferecer fones.

De que forma os brindes originam um aumento nas vendas?

Perante os exemplos anteriores, conclui-se que os brindes devem ser objetos práticos, utilizados todos os dias e vistos por bastantes pessoas. As canecas também correspondem a estas qualidades. Seja ao beber o leite do pequeno-almoço, o chá das cinco ou o café para ficar desperto numa madrugada de trabalho, estes utensílios recordam constantemente os destinatários sobre informações importantes de um negócio: o nome da empresa, os contactos, o endereço do site e o slogan, entre outros exemplos.

Sendo assim, ao recorrer tantas vezes a este brinde, se o cliente desejar a aquisição de um produto com a mesma qualidade – e caso este seja disponibilizado pela sua empresa, há uma grande probabilidade de se recordar da sua firma.

Tal como as canecas, os blocos de notas, as fitas para pescoço (para o transporte de porta-chaves) e as canetas costumam ser os brindes publicitários mais recorrentes e as opções mais seguras para agradar a diferentes tipos de recetores. No entanto, há firmas que preferem optar por ofertas que se destaquem pela sua originalidade.

Fator surpresa é importante na conceção de brindes publicitários

Para surpreender até os consumidores mais exigentes, fique atento aos passos da concorrência para se diferenciar das suas ofertas. Contudo, o facto surpresa não tem de estar obrigatoriamente ligado a uma maior despesa. O mais importante é exceder as expectativas, ao entregar brindes publicitários com ideias diferentes e superiores à qualidade média do mercado, isto é, que não sejam invasivos e que não se esgotem ou se percam facilmente.

A capacidade de surpreender não se limita somente na escolha dos tipos de ofertas, mas também na forma como estas transmitem uma mensagem. Por vezes, nem é preciso recorrer a palavras. Por exemplo, as promoções de filmes utilizam apenas imagens para ilustrar os objetos. 

Para ter a certeza de que os brindes publicitários fizeram sucesso, é aconselhável mensurar os resultados obtidos. Daí que seja pertinente comparar uma lista com a média de compras – a quantidade de produtos ou serviços adquiridos – antes e após a entrega destas ofertas. Se houver uma subida, os brindes fizeram efeito. Caso contrário, repense a estratégia.

A lembrar que os brindes publicitários tanto podem ser oferecidos a consumidores, como a parceiros de negócios. Por exemplo, há muitas firmas que têm optado pela entrega destas lembranças em ocasiões de confraternização com colaboradores. 

Vejamos o caso da organização de um passeio na montanha. De certeza que se os funcionários ganharem uma mochila e uma garrafa térmica, irão guardá-las durante muito tempo e, sempre que vislumbrarem esses objetos, vão ter uma boa lembrança da empresa onde se encontram a trabalhar. Mais uma vez, os brindes conseguem ser um elo de aproximação. 

Conheça estes e outros conselhos através da nossa equipa. Entre em contacto connosco, através do 21 492 74 66

Brindes personalizados: um meio de potenciar um negócio

Porque os brindes personalizados fazem a diferença para o seu negócio?
  • Os brindes personalizados conseguem criar um maior impacto.
  • Os brindes personalizados correspondem a um maior nível de exigência dos consumidores (e também dos parceiros de negócios).
  • Os brindes personalizados contribuem para que o público-alvo se sinta mais valorizado e especial, visto que se trata de uma oferta exclusivamente elaborada para um determinado recetor.
  • Os brindes personalizados são ofertas que podem ser utilizadas por empresas de diversos sectores.
  • Os brindes personalizados atingem um dos principais objetivos de uma estratégia comunicacional: permitem que uma empresa seja recordada pelos destinatários durante mais tempo, o que desenvolve uma maior proximidade entre os dois e, por consequência, uma crescente fidelização.
Análise do perfil dos consumidores é importante para escolher os brindes

Quando se pensa em elaborar brindes personalizados, surge uma dúvida frequente: como colocar em prática uma ideia que tenha tudo para cativar o interesse dos outros?

Perante uma diversidade tão ampla de produtos disponíveis – e a preços competitivos –, é fácil ficar confuso. Por exemplo, será que é mais útil distribuir fitas de pescoço ou umas canetas? Ou será que os seus destinatários preferem um delicioso aperitivo? Ou ainda uma caneca personalizada para mais tarde recordar?

Antes de mais, é preciso ter em conta que os brindes têm de ser funcionais para os seus recetores, correspondendo aos seus interesses e atividades de lazer ou profissionais. Desta maneira, estas lembranças tornam-se mesmo valiosas e nunca descartáveis.

Daí que seja necessário traçar um perfil dos destinatários, o que depende do produto ou do serviço que uma firma se encontra a comercializar. Vejamos alguns exemplos:

  • Se tiver uma empresa que se encontra a comercializar t-shirts que apresentam imagens de boys bands populares, terá de oferecer brindes para um público-alvo geralmente constituído por adolescentes do sexo feminino ou com 20 e poucos anos.
  • Se tiver uma empresa que se encontra a comercializar um creme antirrugas, os adultos com mais idade – e de ambos os géneros – serão a maioria dos seus clientes.
  • Se tiver uma empresa que se encontra a comercializar um creme de barbear ou uma loção pós-barba irá ter tradicionalmente um público masculino.

Embora pareça uma medida óbvia, há muitas empresas que cometem o erro de escolher aleatoriamente ofertas que sejam apenas baratas, sem pensar na impressão que irá causar junto do seu público-alvo. Quando as firmas não confirmam as preferências e o perfil dos destinatários, a estratégia de comunicação acaba por fracassar totalmente.

Estar atento a outros pontos de vista contribui para bons brindes personalizados
  •  Aconselhar-se. Eis uma palavra-chave para a escolha certeira de brindes personalizados. Não faltam fontes. Por um lado, há os consultores especializados nestas ofertas. É o caso dos profissionais da Sempreactual, devido à sua experiência e à atenção que prestam às novas tendências do mercado. Por outro, também é relevante ouvir as ideias de familiares e de amigos. Em alternativa, é possível realizar uma pesquisa junto de alguns clientes.
  •  Observar. Este é o verbo de ordem que se segue. Deve-se ficar atento aos passos da concorrência, no que está a oferecer aos seus clientes e como estes reagiram aos brindes personalizados, isto é, se melhorou a sua ligação com as firmas. Se concluir que a receção foi positiva, não fique tentado em disponibilizar a mesma oferta – é melhor diferenciar-se sempre, nem que seja incluindo o nome da marca, o logótipo, o slogan, os contactos, uma embalagem especial, uma forma de entrega diferente, uma mensagem exclusiva…
  •  Participar. Aproveite os seus tempos livres para assistir a algumas conferências e eventos de negócios sobre brindes personalizados para conhecer as novas tendências do sector e as ofertas mais populares. Este tipo de acontecimentos costumam ser uma boa fonte de inspiração.
Quais os outros conselhos para encontrar brindes personalizados de qualidade?
  • O melhor é ter capacidade de adaptação ao orçamento disponível. Se contar com um orçamento flexível, aproveite essa liberdade e opte por diferentes ofertas, caso tenha clientes com diversos perfis. Mas se o montante em causa for mais limitado, encontre um produto com um apelo universal, isto é, que tenha capacidade para agradar a todos, independentemente da sua idade ou género.
  • O melhor é contar com os avanços da tecnologia digital nas áreas da impressão, das gravuras e dos bordados, entre outras formas de personalização. São bons aliados para uma fácil e rentável conceção deste tipo de brindes.
  • O melhor é que os brindes personalizados sejam resistentes ao tempo. Como é óbvio, nenhum destinatário irá aprovar uma oferta que se parta ou deixe de funcionar em poucos dias. Esta aposta é desastrosa, porque não só prejudica a reputação da firma, mas também corresponde a um desperdício de dinheiro. Falando nisso, é igualmente importante reter que a qualidade dos brindes personalizados não se mede pelos euros gastos: existem ofertas baratas que correspondem a todos os critérios para satisfazerem os seus clientes.