Perguntas Frequentes Sobre a Sustentabilidade
Materiais Sustentáveis
RPET é a abreviação de Polyethylene Terephthalate ou Recycled PET. É um tipo de resina plástica e uma forma de poliéster.
Pode ser totalmente reciclado, quando convertido em tereftalato de polietileno reciclado ou RPET. O material RPET pode ser certificado pela certificação GRS.
Muitos de nossos artigos são feitos de um bioplástico chamado PLA (abreviação de ácido polilático). Este material é geralmente feito de açúcares e amido de milho ou beterraba.
O ácido lático é extraído e, posteriormente, processado em grânulos. Os artigos caracterizam-se pela transparência e resistência, além de serem 100% compostáveis e adequados para alimentos e bebidas frias.
A produção de PLA é muito sustentável porque as emissões de CO2 são cerca de 75% menores do que a produção de plásticos oleosos. Também é certificado como compostável pela norma EN-13432 e torna-se composto num prazo de 90 dias.
Certificados
O GRS (Global Recycled Standard) é destinado a empresas que fabricam e / ou vendem artigos com conteúdo reciclado. Esta norma aplica-se a toda a rede de abastecimento e trata da rastreabilidade, princípios ambientais, requisitos sociais e rotulagem.
THE GOTS (Global Organic Textile Standard) foi desenvolvido para usar mais algodão orgânico e outras fibras que são cultivadas organicamente em roupas e tecidos. Este padrão impõe requisitos às fábricas quanto ao uso de produtos químicos prejudiciais.
Além disso, as fábricas devem de usar sistemas sustentáveis de esgoto e usar água e energia com moderação. Inclui também critérios relacionados às condições de trabalho, que se baseiam na Organização Internacional do Trabalho, como o direito à liberdade de associação ou o direito a condições de trabalho seguras e saudáveis.
O padrão OEKO-TEX 100 é uma marca de qualidade para artigos têxteis, assegurando requisitos restritos em relação a resíduos de metais pesados, tintas nocivas e pesticidas. Para obter a marca de qualidade, o tecido é testado e verificado por inspetores independentes que analisam a ausência de substâncias nocivas.
Em particular, na indústria têxtil, é geralmente o processo de tingimento que causa a presença dessas substâncias nocivas. Este rótulo não se refere à produção justa e não está relacionado com o meio ambiente. Portanto, a marca de qualidade OEKO-TEX 100 não significa que os tecidos sejam orgânicos.
Ambos são testes para verificar se as substâncias tóxicas e os produtos químicos perigosos são detetados. Pode-se confirmar se os artigos são seguros para as pessoas.
Porem OEKO-TEX não é necessariamente orgânico. Por outras palavras, o rótulo OEKO-TEX 100 não faz referência ao impacto ambiental. O GOTS,por sua vez, tem requisitos rígidos sobre esse assunto.
Explicação dos logótipos
Declaração de Sustentabilidade
Para vários brindes da nossa coleção, foi criada uma declaração de sustentabilidade. Nesta declaração destacamos detalhes relativos ao conteúdo material, reciclabilidade e marcas de recursos.
Se precisar de uma declaração solicite-a ao nosso departamento de Serviço ao Cliente.
Reduzir / Reutilizar / Reciclar
- Reduzir significa minimizar a criação de resíduos.
- Reutilizar significa que o artigo pode ser usado mais de uma vez.
- Reciclar significa reutilizar o produto em vez de deitá-lo fora (dando-lhe outro propósito)
Reduzimos o uso de plástico substituindo as embalagens de plástico por embalagens feitas de material biodegradável ou reciclável, quando possível.
Além disso, os resíduos plásticos do nosso departamento de produção são recolhidos e encaminhados para uma empresa de reciclagem. Para o transporte de mercadorias frágeis, reciclamos as caixas de cartão com uma trituradora para usar o enchimento das caixas e enviar com segurança.
A redução é um processo contínuo.
Estamos cientes e conscientes de que podemos melhorar tanto o uso quanto o consumo das nossas embalagens. Por isso, pensando no futuro usamos o mínimo de plástico possível nas nossas embalagens.
Para tornar as nossas embalagens mais sustentáveis, temos sempre em conta o impacto no meio ambiente e o transporte em espaços vazios. Por exemplo, estamos rever o tamanho das caixas para poder embalar e transportar os artigos da forma mais adequada, reduzindo o transporte de espaços vazios no geral e rentabilizar ao máximo o espaço disponível.
Quando não há escolha a não ser usar plástico (por motivos de higiene ou transporte), reutilizamos o máximo possível de materiais e de embalagem existentes e / ou tentamos encontrar uma alternativa mais sustentável.